Fala-se muito sobre a necessidade do desenvolvimento tecnológico do setor da Construção Civil, que sempre foi tratado como um setor de manufatura ainda “artesanal”. Porém, esse conceito vem mudando ao longo dos últimos anos. Algumas áreas desse setor, como a área de planejamento, sistemas construtivos, projetos, e ferramentas de gerenciamento técnico, deram um grande salto técnico, elevando-se a um novo patamar. E isso tem auxiliado de forma fundamental no desempenho dos novos empreendimentos de construção civil, tanto técnico, como no custo e nos prazos de execução.
Nesse contexto, salientamos a plataforma BIM (Building Information Modeling), que entendemos ser a ferramenta que propiciou o maior avanço tecnológico para o setor da construção civil nos últimos anos. Pois, com seus sistemas, engloba todas as necessidades para a boa perfomance de um empreendimento de construção civil, desde a concepção até a sua entrega final, e também no seu desempenho futuro através dos sistemas para manutenção e conservação predial.
Dessa forma, o BIM veio para ficar. Não se trata de apenas uma ferramenta que se opte para ser, ou não, utilizada! É uma necessidade!!