Planejamento E Gestão de Produção

Somente por meio de um bom gerenciamento técnico será possível a obtenção de redução de custos em obras de construção civil.

A G PROJ considera que essa contenção estratégica de despesas está diretamente associada à melhoria da produtividade da mão de obra, principalmente em setores onde ela tem uma contribuição maior na composição de custo, como é o caso da construção civil.

Essa melhoria da produtividade é obtida com o gerenciamento adequado, passando pela utilização de índices de produtividade e, consequentemente, proporcionando um melhor planejamento das atividades nos setores que estão envolvidos, bem como diminuindo a rotatividade de pessoal.

Há alguns fatores que são essenciais para um bom gerenciamento e devem ser aplicados no canteiro de obras, como:

Determinação do Índice de
Produção

Através da coleta de dados do sistema será possível cruzar os dados de produção identificada pela empresa e determinar um índice individualizado por colaborador para os diversos serviços que serão monitorados.

Definição de custo unitário da produção

A empresa poderá identificar o custo da mão de obra por atividade, sendo possível desenvolver a composição dos custos reais de cada atividade e elaborar o planejamento das mesmas.

Planejamento de tempo de produção

Com a quantificação das informações, a empresa poderá definir índices de produção específicos para os seus funcionários e setores onde estão envolvidos. A partir disso, é possível desenvolver ações estratégicas para a melhoria da produção no ambiente de trabalho, identificando oportunidades de aprimoramento do setor produtivo de sua empresa.

Dimensionamento de equipe

O estabelecimento dos índices de produção torna possível determinar o dimensionamento de mão de obra específica para cada atividade produtiva. Dessa forma, não se corre o risco da mesma ser subdimensionada ou superdimensionada quanto ao número de colaboradores necessários, o que implica na otimização da produção.

Comprometimento e Fidelidade dos colaboradores

O objetivo é a melhoria da atuação do colaborador e sua evolução profissional dentro do empreendimento, proporcionando consequente satisfação e fidelização dos mesmos.