O Gerenciamento é diferente da fiscalização

proj

No setor da construção civil, existe ainda muita confusão, e também desconhecimento, sobre as diferenças entre o gerenciamento técnico e a fiscalização de uma obra.

Ocorre que são duas atividades técnicas diferentes, considerando que o gerenciamento é muito mais amplo e envolve praticamente todas as fases da implantação de um empreendimento, desde a sua concepção até a entrega e um período de pós-obra. Por sua vez, a fiscalização é uma atividade concentrada apenas na fase de execução da obra.

Muitas vezes, a contratação da fiscalização de obra ocorre por desconhecimento do empreendedor contratante, pois desconhece sobre as possibilidades técnicas para melhorias de projetos, bem como as possibilidades de otimização de custos e de prazos que a atividade do gerenciamento pode proporcionar, quando do desenvolvimento e implantação de um empreendimento.


Enquanto o gerenciamento comanda, direciona, e coordena todas as atividades necessárias para a implantação de um empreendimento, com o poder decisório das questões técnicas podendo ser delegado pelo cliente, a fiscalização consiste no trabalho de verificações técnicas das etapas de construção do que foi planejado, do custo, do prazo e da qualidade.  Ou seja, o trabalho de fiscalização é apenas uma parte, escopo do gerenciamento.

No gerenciamento, é possível antever os problemas que podem ocorrer na fase de construção e, com isso, promover ações de correção antecipadamente. Na atividade de fiscalização, os problemas que ocorrerem só serão corrigidos já na fase de execução da obra, o que pode gerar desperdícios e retrabalhos cujos custos são mais significativos do que seriam na fase da concepção e desenvolvimento dos projetos do empreendimento.

Por essas razões, é importante ao empreendedor e ao construtor o entendimento dessas duas formas de atividades técnicas, quando da concepção de um empreendimento, pois essa decisão influenciará no resultado final do mesmo.

A G PROJ, pela experiência adquirida no desenvolvimento e implantação de diversos tipos de empreendimentos, seja comercial, residencial, industrial ou hospitalar, tem como premissa a aplicação do pacote de gerenciamento, desde os estudos iniciais até a entrega da obra, e entende que isso é de fundamental importância para o sucesso de qualquer empreendimento.

Para entender melhor sobre esse “pacote de gerenciamento”, veja o texto: O gerenciamento técnico como fator fundamental para o sucesso na construção de empreendimentos.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *