Inovação e tecnologia

Sistema de Gerenciamento Eletrônico Da Produção da Mão de Obra

Trata-se de um sistema em desenvolvimento pela G PROJ para rastreamento e coleta de informações. O objetivo é monitorar a produção e a segurança da mão de obra em diversos setores, como o da construção civil.

Por meio do registro da localização dos funcionários e dos seus tempos de produção, é possível obter dados e indicadores de produção do setor monitorado no sistema eletrônico (RFID).

Dessa forma, com os dados coletados e os índices e indicadores gerados, poderemos diagnosticar e promover as soluções e adequações necessárias para a otimização da produção, bem como o replanejamento de prazos e custos dos empreendimentos analisados.

Esse sistema poderá também ser utilizado para:

O que motivou a G PROJ a desenvolver e implantar esse modelo de gerenciamento foi a grande dificuldade encontrada nos sistemas de controle da produção na construção civil, proveniente da falta de parâmetros para comparação do realizado com o planejado. 

É imprescindível que as empresas de construção civil possam obter um conhecimento do real consumo dos materiais e, principalmente, da mão de obra. Portanto, a implantação de um sistema de controle de perdas pode colaborar na decisão das ações que devem ser tomadas para uma maior eficiência no uso dos recursos em uma obra.

A opção pelo monitoramento da produção de mão de obra originou-se da realidade de que aproximadamente 1/3 do custo de mão de obra da construção civil é improdutivo, conforme diversos estudos e pesquisas. Consequentemente, considerando-se que aproximadamente 45% da composição do custo total de uma obra é representado apenas pelo custo de mão de obra, esse desperdício impacta diretamente em aproximadamente 15% do custo integral da obra.  

Dessa forma, torna-se claro o desafio e o grande “campo aberto” para ações de melhorias e de possibilidades para a otimização de custos neste setor, aplicando-se a essa ferramenta de gerenciamento. 

No momento a G PROJ está desenvolvendo esse sistema através de softwares e equipamentos de RFID, adequados aos canteiros de obras para construção civil.