Estudos De Viabilização

Normalmente, o processo de implantação de um empreendimento compreende as seguintes etapas:

Ocorre que, quando os projetos são elaborados sem as intervenções eventualmente necessárias para adequação do custo ao budget (capital determinado para o investimento), a execução e custeio da obra podem inviabilizar o resultado esperado para o empreendimento.

Por isso, é fundamental, antes de iniciar um empreendimento, realizar o estudo de viabilização do mesmo. Trata-se de um processo cíclico, que envolve os estudos preliminares de projetos e levantamentos estimativos de custo, até que se possa adequar o investimento considerado (budget) ao custo de execução da obra.

Na figura acima ilustramos um fluxo do referido processo de ANÁLISE DE VIABILIDADE de uma construção, onde existe uma rotina cujos projetos e custos são avaliados até o momento que estejam adequados às estimativas dos investimentos previstos para o empreendimento (verba ou budget).  Conforme o fluxo acima, pode ocorrer o caso de durante a construção haver a necessidade de readequações nos projetos. Devido a fatores como: incompatibilidades, melhorias, entre outros, o que incorrerá em alteração de custo.  Neste caso, procede-se novamente com a rotina de análise antes da liberação para construção, para que o custo final permaneça dentro do previsto.

No outro caminho fluxo, no processo direto entre projeto e a construção, inevitavelmente ocorrerão os imprevistos, que gerarão retrabalhos e, consequentemente, acréscimos de custos até o final da obra.

 

A G PROJ tem realizado processos de estudos como este em diversos tipos de empreendimentos, residenciais, comerciais, e industriais, sempre com sucesso.